Erro Teredo Tunneling

É particularmente interessante para mim falar sobre esse erro, pois parte do que me tornei como profissional eu devo a ele. Mas essa história eu conto no final deste artigo, logo após o passo a passo.

O que é o Teredo Tunneling?

Teredo Tunneling é uma tecnologia que permite que pacotes IPv6 sejam encapsulados em pacotes IPv4 nos dispositivos de rede que não suportam o IPv6, ou seja, se você estiver utilizando um dispositivo que usa transferência de endereços, ou rede da internet, utilizando o IPv4, você necessita dessa tecnologia.

O teredo é instalado por padrão nos sistemas Microsoft Windows 7, 8 e 10. Você não pode desinstalar, somente desativar. Ele é ativado automaticamente quando o sistema ou aplicativo necessita utilizar o IPv6. Uma vez ativado ele busca em um DNS o endereço IPv4 correspondente a cada endereço IPv6.

Procedimento

Desativar pelo Gerenciador de Dispositivos

Agora vou ensinar como desativar o teredo ou como reparar o erro, no caso de o dispositivo não utilizar o IPv4, somente o IPv6 (em alguns dispositivos ele ja está desativado)

Abra Placas de rede no Gerenciador de dispositivos. Clique em Exibir e em Mostrar os dispositivos ocultos. Clique com o botão direito no dispositivo e selecione Desativar.

Desativar pela linha de comando

Dê um clique em Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Prompt de comando e selecione Executar como administrador. Se uma mensagem aparecer solicitando confirmação, confirme. Na janela que se abre, digite o comando abaixo:

    netsh interface teredo set state disabled

O dispositivo não pode iniciar (código 10)

Esse erro ocorre normalmente em computadores com windows 7, neste erro o adaptador não funciona e aparece um ponto de exclamação sob o dispositivo em Gerenciador de Disposotivos. O status do dispositivo, na guia geral em propriedades do Teredo exibe “ O dispositivo não pode iniciar (código 10) “. Para resolver o código de erro 10 para o dispositivo no Adaptador de Túnel Teredo, siga as etapas abaixo:

Por tratar-se de um tutorial de nível intermediário, não irei orientar a criar o ponto de restauração e nem exportar chaves de registro, por considerar que no nível intermediário o profissional saiba realizar tais procedimentos, caso contrário, favor postar nos comentários que irei criar procedimentos orientando a realização destes procedimentos.

1 - Abra o Gerenciador de Dispositivos, clique no menu Exibir e em seguida Mostrar os dispositivos ocultos. Clique com o botão direto do mouse sobre o dispositivo, vá em propriedades e na aba geral, verifique no campo “status do dispositivo” se é apresentada a mensagem de erro do título.

Adaptador com erro

1.1 - Caso não visualize o dispositivo, clique em exibir\mostrar dispositivos ocultos Mostrar dispositivos ocultos no gerenciador de dispositivos

2 - Pressione as teclas win + R, assim que a janela executar for aberta digite “regedit” e “ok”.

iniciando o editor de registros do Windows

3 - Na janela do editor de registro do windows, utilize o sistema de navegação em pastas no lado esquerdo da janela e vá nas seguintes opções: HKEY_LOCAL_MACHINE \ SYSTEM \ CurrentControlSet \ services \ TCPIP6 \ Parameters e clique em parameters

janela do editor de registros do windows

4 - Em parameters clique duas vezes na chave DisableComponents.

Alterando chave de registro DisbleComponents

5 - Na janela Edit DWORD Altere o valor para 0 na base hexadecimal.

Editando o valor da chave de registro

Aqui vale uma dica essencial para a compreensão da alteração de valores no regedit, pois elas seguem o mesmo padrão. O valor 0 e “1” na base decimal, corresponde ao valor “0” (falso) e “1” (verdadeiro) na base binária, sendo assim, sempre que você digitar “0” para um determinado valor, você está o negando, nesse exemplo, como o valor é para desabilitar um componente, o valor “0” o habilita, com o valor um ocorre o contrário desse exemplo, pois ele torna a sentença verdadeira, nesse caso, o valor desabilitar componente seria verdadeiro, desabilitando o componente.

6 - Reinicie o computador e vá em gerenciador de dispositivos, como no passo 1 e 1.1 e verifique que o teredo não possui mais o ponto de exclamação.