Introdução

Esta solução se aplica a Sistemas Operacionais Microsoft Windows.

Então você seguiu aquele tutorial na internet, passo a passo e no momento do teste, nada, então você resolve utilizar a famosa solução Windows (reiniciar a máquina) e resolve. Mas você sabe o motivo e a hora em que você precisa reiniciar após realizar algum procedimento?

A tarefa de atualizar programas e configurá-los para uso é corriqueira na TI, fazemos isso a todo o momento e isso vale para as boas e más práticas, uns realizam procedimentos com o domínio e conhecimento necessários, outros seguem apenas procedimentos de praxe, é o caso do: “Se deu problema reinicia, se reiniciou e não funcionou, formata!”. Calma, não criemos pânico e nem sejamos tão radicais. Em alguns casos a reinicialização faz parte do processo o Sistema Operacional que você está utilizando. Não sabia? Vou te explicar.

O que e por que fazer

Se você configurou, alterou ou atualizou qualquer variável de sistema do Sistema Operacional Windows 9x ou 10 você deve reiniciar o sistema antes que as alterações tenham efeito sob os serviços executados na conta de sistema local.

Isso ocorre porque os serviços que estão rodando na conta local herdam seu ambiente do processo ‘Services.exe’, clica com o botão direito do mouse sob a barra de tarefas, vá em Gerenciador de tarefas\detalhes e procure por ele.

Gerenciador de Tarefas

O processo do Services.exe recebe as configurações de ambiente para a conta do sistema local quando o Windows é iniciado. Como o processo do Services.exe não usa o Windows Messaging, quando recebe mensagens que indicam que um valor foi alterado depois que o Windows é iniciado, o processo do Services.exe não atualiza suas configurações de ambiente. Você não pode forçar um serviço em execução a reconhecer uma alteração dinâmica no ambiente da conta do Sistema Local. Por este motivo você deve reiniciar o Windows quando atualiza uma variável de ambiente.